sábado, 9 de outubro de 2010

Pão com Farelo de Trigo

Eis outra interessante opção, altamente econômica. O farelo do trigo, conforme explico no capítulo sobre cereais, é a parte nutritiva do grão que foi retirada para, por um lado, fazer a pobre farinha branca e por outro alimentar animais que serão submetidos à morte.

Vamos, então, preparar o pão de farelo, preparando uma reconstituição da farinha integral, ou seja, sempre que unirmos o farelo de trigo com a farinha branca comum de trigo na proporção de 4 por 1, teremos uma farinha integral quase completa, mas que não alcança a farinha original em nutrientes. Utilizemos 4 xícaras de farinha branca comum, 1 xícara de farelo de trigo, 2 colheres de sopa de fermento biológico seco ou 2 tabletes de fermento biológico fresco e diluído, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1/2 xícara de óleo de girassol e 1 e 1/2 xícara de água morna ou fria. Lembre-se que a diferença entre utilizar água morna ou fria é o tempo de crescimento durante o descanso do pão.


Veja acima as técnicas de amassar, descansar e assar e siga as instruções corretamente!

Enquanto redigia esta receita, resolvi preparar este pão em casa e o sucesso com as crianças foi absoluto. Eles comeram com maionese de abóbora e doce de banana onde se utilizou inclusive as cascas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário